Antes de começar a aplicar óleos no cabelo, deve saber a razão pela qual os óleos extraídos a frio, e o Tratamento Capilar com Óleo em particular, são tão importantes.

ÓLEOS, CABELO E MOLÉCULAS

Há um fator peculiar que caracteriza os óleos capilares e que nenhum champô ou bálsamo capilar contém. Nomeadamente, os óleos são constituídos por minúsculas moléculas que penetram todas as camadas de cabelo para proporciona uma nutrição e regeneração profundas. As moléculas presentes nos óleos funcionam como uma equipa de renovação bem organizada que permite restaurar o seu cabelo –  tijolo a tijolo.

Mas não é tudo. Os óleos são totalmente naturais e seguros, como tal, constituem um tratamento eficaz para o couro cabeludo e para os bulbos capilares. Deve estar atenta ao facto de que este é o local (dentro do couro cabeludo e folículos capilares) onde a beleza do seu cabelo começa – o bulbo é a fábrica de saúde dos fios de cabelo. Se os bulbos não estiverem adequadamente cuidados, as madeixas são afetadas, começam a cair, deixam de crescer, ficam finas e quebradiças.

Oil-Hair-Treatment

POROSIDADE CAPILAR

As moléculas benéficas e reparadoras, pelas quais são compostos os óleos, não são do mesmo tamanho… o que é positivo, pois a estrutura do cabelo também é variável. Todas nós temos tipos de cabelo diferentes que podem ser facilmente definidos graças à porosidade.

A porosidade capilar é determinada pelo grau em que as cutículas estão subidas acima da superfície do cabelo. Quanto maior o espaçamento entre uma cutícula e o cabelo, maior a porosidade. Estes são os três critérios principais para definir a porosidade capilar. Ao segui-los, poderá saber se:

  • o seu cabelo tem porosidade baixa (as cutículas sobrepõem-se umas às outras, o cabelo é relativamente grosso e, infelizmente, é difícil de modelar)
  • o seu cabelo tem porosidade média (as cutículas estão ligeiramente subidas, o que influencia o aspeto do cabelo e a sua condição; o cabelo está frisado, não é pesado nem grosso, as pontas começam a espigar, fica facilmente com eletricidade estática, requer um cuidado especial, em particular durante o verão e o inverno, as toxinas originadas por fatores externos podem entrar na estrutura capilar e danificar a sua estrutura interna)
  • o seu cabelo tem porosidade elevada (isto significa que o cabelo é muito fraco, quebradiço, fino e desidratado, absorve rapidamente água e as toxinas do ambiente e fica frisado)

POROSIDADE CAPILAR E ÓLEOS NATURAIS

É muito importante saber a porosidade do seu cabelo porque isso permite-lhe escolher o cuidado capilar certo que combina perfeitamente com o seu cabelo. Naturalmente, a porosidade pode ser medida por um tricologista. Contudo, uma observação cuidada do cabelo combinada com as descrições da porosidade capilar, poderá classificar corretamente o seu tipo de cabelo.

TESTE CASEIRO DA POROSIDADE CAPILAR

Se ainda não sabe ao certo qual o seu tipo de porosidade, realize um teste incrivelmente simples e descubra a porosidade do seu cabelo.

Arranje um cabelo livre de qualquer condicionador ou produto de estilização e coloque-o numa tigela com água. Passados 10 minutos, verifique o que aconteceu ao cabelo:

  1. O cabelo está a flutuar à superfície – é pouco poroso
  2. O cabelo está a flutuar algures a meio da tigela – tem porosidade média
  3. O cabelo afundou e está no fundo da tigela – é muito poroso

POROSIDADE CAPILAR – ESTÁ RELACIONADA COM O ESTADO DA SAÚDE DO CABELO?

Estas duas coisas estão definitivamente relacionadas entre si.

Quanto mais poroso for o cabelo, mais danificado e desidratado está o cabelo.

No entanto, isso não significa que um cabelo pouco poroso seja totalmente saudável. Cada tipo de cabelo tem os seus próprios problemas. Para demonstrar, as mulheres com cabelo muito poroso são as que mais se esforçam para arranjar o cabelo da maneira que desejam. O cabelo muito porosidade exige proteção constante contra danos, hidratação e nutrição regulares. Mas isso não significa que um cabelo pouco poroso não precise de qualquer cuidado. O seu maior problema é a falta de flexibilidade; este tipo de cabelo é rijo e difícil de estilizar. As mulheres com cabelo pouco poroso sofrer com frequência de problemas no couro cabeludo – devido à produção excessiva de sebo, que torna o cabelo oleoso e, ao mesmo tempo, enfraquece as raízes e contribui para a queda.

Uma coisa é certa, saber o seu nível de porosidade capilar é fundamental para escolher o cuidado capilar certo e fornecer ao cabelo as substâncias de que realmente precisa.

COMO COMBINAR O ÓLEO COM A POROSIDADE CAPILAR?

Os óleos capilares podem ser combinados com o tipo de porosidade verificando o conteúdo de ácidos gordos específicos que o óleo contém. Cada ácido do grupo ómega tem moléculas de diferentes tamanhos que cabem nos espaços criados pelas cutículas subidas; e é assim que combinam com a porosidade capilar. Aqui está o esquema que vai ajudá-la a adquirir o óleo certo para o seu tipo de porosidade:

CABELO COM POROSIDADE BAIXA

Escolha óleos que contenham ácidos gordos saturados, aqueles que apresentam moléculas pequenas penetrantes. Estes óleos são tipicamente: óleo de coco, óleo de babaçu e óleo de palma.

CABELO COM POROSIDADE MÉDIA

Escolha óleos que contenham ácidos gordos monoinsaturados ómega-7 e ómega-9. As suas moléculas são semi-penetrantes. Estes óleos são tipicamente: óleo de argão, óleo de macadâmia, óleo de amêndoa, óleo de abacate e óleo de sésamo.

CABELO COM POROSIDADE ALTA

Escolha óleos que contenham ácidos gordos polinsaturados do grupo ómega-3 e ómega-6. As moléculas são grandes, pelo que combinam com os grandes espaços existentes devido às cutículas muito abertas. Estes óleos são tipicamente: óleo de linhaça, óleo de semente de abóbora, óleo de girassol e óleo de milho.

Comprar um óleo adequado para o seu tipo de porosidade é um passo fundamental que deve ser tomado para deixar o seu cabelo bonito. O último passo consiste na escolha do método mais apropriado de Tratamento Capilar com Óleo.

O óleo pode ser aplicado de várias maneiras.

Lembre-se de que os melhores efeitos são SEMPRE obtidos quando aplica o óleo não só nos fios mas também (principalmente) no couro cabeludo. Somente assim poderá regenerar profundamente o cabelo. É óbvio que há óleos que não devem ser usados para realizar o Tratamento Capilar com óleo. Estes óleos encontram-se principalmente nos produtos de estilização. Este tipo de cosméticos não melhora a estrutura do cabelo durante muito tempo.

FORMAS DE FAZER O TRATAMENTO CAPILAR COM ÓLEO

  1. DURANTE A NOITE – aplique o óleo em cabelo húmido e no couro cabeludo. No entanto, se não tiver tempo para fazer um tratamento noturno, ou se simplesmente não gosta de dormir com o cabelo cheio de óleo – deixe o óleo atuar durante apenas uma ou duas horas. Tudo se resume ao óleo ter tempo suficiente para corrigir o cabelo.
  2. DURANTE UM QUARTO DE HORA – utilize o óleo logo após a lavagem com champô – aplique-o em cabelo seco e enxagúe. Pode também aplicar o óleo em cabelo húmido, em vez da usual máscara capilar.
  3. COM UM CONDICIONADOR – pode adicionar algumas gotas do óleo no seu condicionador favorito para intensificar a ação do produto.
  4. COMO SÉRUM PARA CABELO SECO, PARA APLICAR APÓS A LAVAGEM – este método visa principalmente disciplinar e embelezar o cabelo. Protege as madeixas contra as temperaturas elevadas, cuida das pontas e confere um brilho deslumbrante.